- Detalhes
- Categoria: Comunicados e Informes do Setor Farmacêutico
- By Fábio Reis
O perigo da fabricação e uso de álcool gel caseiro
Com a grande procura por álcool gel e a falta desses produtos nos mercados e farmácias, uma enxurrada de receitas caseiras de como fabricar álcool gel estão circulando na internet.
Algumas receitas sugerem o uso do álcool líquido concentrado com gelatina incolor, gel de cabelo, amido de milho ou outras substâncias.
O uso do álcool líquido concentrado pode causas riscos de acidentes, incêndios, queimaduras de grau elevado e irritação da pele e mucosas.
As receitas caseiras não garantem a produção de álcool com a concentração adequada para a correta desinfecção da mão e isto é um grande perigo, pois pode levar as pessoas a confiarem em algo que não possui eficácia.
Dependendo dos produtos utilizados na fabricação do álcool gel caseiro ao invés de eliminar o vírus pode potencializar sua proliferação e infecção. Além das substâncias poderem causar irritação na pele.
É importante esclarecer que o álcool gel vendido em farmácias são fabricados com substâncias que garantem a estabilidade e concentração adequada para matar o vírus.
Para se prevenir do coronavírus uma solução bastante eficaz é lavar as mãos com água e sabão. O vírus é extremamente sensível ao sabão e é uma forma eficaz de matar o vírus.
Importante: Máscaras contra o coronavírus: quem, quando, onde e como usá-las
Texto por Fábio Reis para PFARMA
* A reprodução é permitida, desde que citada a fonte com link para https://pfarma.com.br
Leia também:
- Cientistas brasileiros já trabalham em uma candidata à vacina contra o coronavírus
- Israel vai testar vacina oral contra o Coronavírus
- Alta do dólar e coronavírus podem fazer medicamento ficar mais caro no Brasil
- Índia limita exportação de medicamentos por causa do Coronavírus