- Detalhes
- Categoria: Carreira Farmacêutica
- By fabio
Profissional de farmácia conta com mercado de trabalho promissor
Na década de 1990, foi implementado o modelo de farmácias autosserviço, que fez com que o farmacêutico responsável perdesse espaço. Isso porque, com o novo modelo, os balconistas passaram a ser chamados de farmacêuticos e os remédios ficaram mais acessíveis ao cliente, estimulando a automedicação.
No ano passado, o Ministério da Saúde e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) começaram uma campanha de esclarecimento, junto à população, exigindo que os medicamentos tivessem no rótulo a recomendação "consulte um farmacêutico responsável". Essa ação estimulou o uso correto de remédios e impediu a automedicação.
"Além disso, uma resolução - também do ano passado - ampliou o leque de atuação, permitindo ao farmacêutico trabalhar com medidas de parâmetros fisiológicos e bioquímicos em drogarias ou farmácias e prestar atendimento domiciliar, orientando os pacientes na promoção e no uso racional de medicamentos", explicou a coordenadora do curso de Farmácia e Bioquímica da UNINOVE (Universidade Nove de Julho), Regina Hassegawa.
Áreas de atuação
O farmacêutico pode atuar em drogarias, farmácias de manipulação, na indústria farmacêutica, na indústria de alimentos, com análises clínicas, em hospitais, com pesquisa clínica, homeopatia, desenvolvimento e controle de qualidade de fármacos, engenharia genética e cosmetologia (cosméticos).
"A profissão farmacêutica é muito promissora, pois muitas pessoas precisam de medicamentos para o tratamento de doenças", afirmou a coordenadora.
De acordo com Regina, a fitoterapia é uma área em que a atuação do farmacêutico tem crescido muito. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece alguns medicamentos fitoterápicos em hospitais e postos de saúde. "Os medicamentos estão cada vez mais eficazes e com menos efeitos adversos, devido às pesquisas realizadas por farmacêuticos", disse a coordenadora.
Faculdade
O curso de Farmácia tem duração de quatro anos. Nesse período, entre as disciplinas, estão farmacologia, farmacoterapia, farmacotécnica, tecnologia farmacêutica e assistência farmacêutica.
"A vivência da prática profissional contribui para a formação do futuro farmacêutico, facilitando o seu ingresso no mercado de trabalho", concluiu Regina.
Já em relação ao salário, o profissional iniciante ganha de R$ 2 mil a R$ 3 mil. Segundo a coordenadora, os profissionais das indústrias costumam ser os mais bem remunerados.
Fonte: Equipe InfoMoney -26/01/2010.