- Detalhes
- Categoria: Carreira Farmacêutica
- By Fábio Reis
Leonora Coimbra: diretora da Hypera e Farmacêutica é nova presidente da Acessa
A farmacêutica Leonora Coimbra é a primeira mulher a assumir a presidência da Associação com a missão de promover ações que estimulem a prática o Autocuidado em saúde e bem-estar
A ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde), antiga ABIMIP, tem uma nova presidente. A executiva Leonora Coimbra, Diretora de Relações Governamentais da Hypera Pharma, assumiu a presidência da Associação, após assembleia geral extraordinária, realizada no dia 7 de agosto.
A executiva, que possui mais de 20 anos de experiência, era a 1ª Vice-Presidente da ACESSA, após ampliação de escopo de atuação, e cumprirá mandato até março de 2025. Leonora é a primeira mulher a presidir a Associação e, no momento, a única representante do gênero feminino na presidência de uma associação do setor industrial farmacêutico brasileiro. Ela substitui Rodrigo Garcia, que assumirá novos desafios profissionais na Suíça.
Segundo Leonora, a ACESSA trabalha em prol do aumento da conscientização sobre os benefícios que a prática do Autocuidado promove para a saúde e bem-estar das pessoas. “Em parceria com os associados, diretoria e equipe da Associação, meu objetivo é fortalecer o setor, por meio da geração de dados que auxiliem na promoção de políticas públicas que promovam a prática do Autocuidado no Brasil. Também vamos manter a colaboração com agências reguladoras, fundações do setor de saúde e membros dos poderes executivo e legislativo para que o país faça melhor uso da estrutura do sistema de saúde”.
Os desafios futuros da executiva incluem a realização do 1º Congresso Latino-Americano de Autocuidado, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, na capital paulista, e a aprovação do Projeto de Lei 3099/2019, que institui no calendário nacional o “Dia Nacional do Autocuidado”, já celebrado em outros países no dia 24 de julho. “Mais do que uma data celebrativa acreditamos que a lei potencializará a criação de políticas públicas que estimulem a prática do Autocuidado 24 horas por dia, 7 dias por semana”, explica Leonora.
Leonora também liderará a Associação na realização do 2º Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA, que reconhece projetos, pesquisas, campanhas, produtos, serviços e tecnologias que fazem a diferença na promoção do tema. “Durante a pandemia constatamos a importância de informações de qualidade sobre saúde e neste ano decidimos reconhecer também o compromisso de jornalistas, colunistas e comunicadores em geral, que divulgam informações de qualidade relacionadas ao conceito de Autocuidado, qualidade de vida e boas escolhas em saúde”, finaliza a executiva.
Para mais informações sobre a 2ª edição do Prêmio, acesse: https://premioautocuidadoacessa.com.br/
Perfil da Presidente Leonora Coimbra Nunes
Leonora Coimbra Nunes, possui 46 anos é natural de Minas Gerais, filha de mãe professora e pai farmacêutico, razão pela qual optou pela profissão. E mãe de um adolescente de 15 anos, sua principal realização.
Formada em Farmácia e pós-graduada em Farmácia Industrial e Farmacologia Clínica, ela possui um forte conhecimento do setor industrial farmacêutico e de produtos para o Autocuidado. Além da ACESSA, Leonora ocupa posições relevantes em várias entidades associativas como ABIAD – Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, Alanac – Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais, Grupo FarmaBrasil, PróGenéricos e Sindifargo – Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás.
A executiva tem experiência de mais de 20 anos em empresas multinacionais e nacionais, com foco em Assuntos Regulatórios e Relações Governamentais. Como Diretora de Relações Governamentais da Hypera Pharma, desde 2018, é responsável pelo relacionamento e comunicação com organizações, comunidades, entes públicos nas esferas dos poderes executivo, legislativo e judiciário, a níveis municipais, estaduais e federal. É responsável por promover uma agenda institucional favorável às legislações e políticas públicas que impactam os negócios da empresa e o acesso à saúde para os pacientes, visando ao desenvolvimento complexo da industrial de saúde.