natulab farmaceutica

 

A Natulab – líder na produção e venda de medicamentos fitoterápicos, 5ª colocada na categoria dos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) e 10ª maior companhia do setor farmacêutico – fecha o ano de 2019 com um crescimento de 23,6% em relação a 2018.

A farmacêutica se manteve acima da média nacional em todos os indicadores avaliados pelo IQVIA relativos a dezembro de 2019 – em unidades vendidas, vendas em reais e PPP (Pharmacy Purchase Price), nas avaliações de Mercado Total, Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs ou, do inglês, Over the Counter – OTC) e Mercado Fitoterápico.

Na avaliação dos últimos 12 meses – no ano móvel, MAT-Dez’18 vs MAT-Dez’19 – enquanto o Mercado Farmacêutico Total cresceu 4,7% em unidades vendidas, a Natulab apresentou expansão de 23,6%.

Ainda considerando o Mercado Farmacêutico Total, em 2019 a companhia alcançou 2,28% de market share em unidades. Além disso, a empresa atingiu a marca de 1,5 bilhão em faturamento em sell out preço fábrica.

Com 36 meses consecutivos de crescimento no mercado, a Natulab teve um crescimento mais agressivo nas regiões nordeste, onde cresceu 38,4%; sudeste, onde cresceu 34,5% a mais; e norte, onde cresceu 10,4%.

 

Sobre a Natulab

Fundada em Santo Antônio de Jesus (BA) em 2000, a Natulab conquistou a liderança nacional na produção e venda de medicamentos fitoterápicos em 2016. Neste segmento, até dezembro de 2019, a farmacêutica registrou incremento de 23,6% no volume de unidades vendidas, com desempenho superior à média observada na indústria farmacêutica.

No segmento de MIP (Medicamentos Isentos de Prescrição), a Natulab cresceu 24,2% no mesmo período, mantendo-se na 5ª posição do ranking. Quando considerado o mercado farmacêutico total, a companhia subiu 5 posições na avaliação da IQVIA, nos últimos cinco anos.

Os dados posicionam a Natulab entre as principais empresas do setor, destacando-a como importante player em um setor extremamente competitivo. Em seu portfólio, a Natulab possui uma linha de produtos com mais de 200 apresentações, entre eles os líderes de mercado Seakalm (Passiflora incarnata L.), Floratil², Maxalgina, Hidralyte, Hidraplex, Tylemax e Varivax (Aesculus hippocastanum L.) e os vice-líderes Xarope de Guaco (Mikania glomerata) e StarforC (aspartato de arginina e ácido ascórbico).