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- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis
Abradilan registra crescimento de 44% na venda de medicamentos genéricos
Seguros, confiáveis e com preços de mercado mais baratos que os medicamentos de referência, os medicamentos genéricos se consolidaram como alternativa de tratamento para milhares de brasileiros e se configuram como grande foco de atuação da Abradilan
O Brasil comemorou no dia 20 de maio, o Dia do Genérico. Em termos de políticas públicas de saúde no País, a lei 9.787, que criou os genéricos, completou 21 anos de existência e se configura como uma das maiores conquistas.
Os medicamentos genéricos fortalecem a economia brasileira, que passou a contar com uma indústria farmacêutica moderna, dinâmica e que gera emprego para milhares de pessoas. Eles já proporcionaram uma economia de mais de R$ 150 bilhões em gastos com medicamentos pela sociedade, sendo que é um dos mercados que mais cresceu nos últimos anos no Brasil. O segmento registrou um crescimento de 14,87% em vendas, atingindo a marca de R$ 9,82 bilhões comercializados em 2019, já considerando os descontos concedidos ao varejo.
A Associação Brasileira de Distribuidores e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) tem 28% do mercado total de distribuição e 18% do mercado total quando se considera também o varejo. O mercado total de distribuição é de 3,8 bilhões de unidades e o mercado total e varejo é de bilhões. Para genéricos, a Abradilan significa 44% do volume em unidades; em trade e similar, 48% do volume.
O presidente da Abradilan, Vinicius Andrade, revela que os medicamentos genéricos, juntamente com os similares, são a grande força de seus associados. "Os medicamentos genéricos são produtos que levam qualidade e preços acessíveis à população, portanto, têm um grande potencial de crescimento no mercado farmacêutico brasileiro. A rede de atendimento dos distribuidores da Abradilan é composta por mais de sete mil representantes comerciais que são muito bem preparados para orientar as drogarias sobre esses produtos e como eles podem ajudar nos negócios e o paciente."
Andrade diz ainda que por se tratar de um dos segmento de medicamentos que mais cresce no mercado farmacêutico brasileiro, muitos distribuidores têm seus negócios focados nesta distribuição.
Mas, o grande beneficiário dos genéricos tem sido, de fato, o bolso do consumidor. E como além de baratos, são seguros e eficazes, conquistaram a confiança também da classe médica. Hoje, dos 20 medicamentos mais prescritos no Brasil, 15 são genéricos. Outra notícia boa, nesta história de conquistas, é que hoje existem genéricos para tratar mais de 90% das doenças conhecidas, das mais simples às mais complexas.
Crescimento ininterrupto
No Brasil, 97% das classes terapêuticas são atendidas pelo genérico, o que mostra a forte atuação da indústria farmacêutica e sua contribuição para um presente e um futuro de saúde. Hoje, o genérico é aceito por 80% da população, representando 33% dos medicamentos consumidos no País. A grande aprovação vem do fato de que as pessoas estão consumindo o genérico, conseguem se tratar adequadamente e se curar com ele, voltando a consumi-lo quando precisam, atestado de eficácia e segurança na prática.
Os próximos anos reservam vencimentos de patentes importantes, de produtos para cardiologia, doenças do sistema nervoso e Parkinson, que em breve terão suas versões genéricas disponíveis à população. O envelhecimento da população brasileira é outro fator que se consolida como grande oportunidade para o segmento de genéricos no País.
Dez Genéricos mais vendidos (em volume e valor) em 2019
1. Cetoprofeno (Medley)
2. Rosuvastatina Cálcica (Sandoz)
3. Amoxicilina + Clavulanato de Potássio (Sandoz)
4. Citrato de Sildenafila (Eurofarma)
5. Esomeprazol Magnésio (Medley)
6. Levotiroxina Sódica (Merck)
7. Succinato de Metoprolol (Medley)
8. Tadalafila (Eurofarma)
9. Amoxicilina + Clavulanato de Potássio (Eurofarma)
10. Losartan Potássico (Neo Química)
Fonte: IQVIA, auditoria de mercado PMB, apenas canal varejo, total Brasil. Valores em R$ PPP (já considera o desconto entre a distribuição e o ponto de venda). Períodos MAT Dez’18 (Jan’18 à Dez’18) e MAT Dez’19 (Jan’19 à Dez’19)