- Detalhes
- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis
Retomada do BNDESPar impulsionará investimentos em inovação na indústria farmacêutica, diz Grupo FarmaBrasil
As indústrias farmacêuticas nacionais viram como positiva a retomada dos investimentos do BNDESPar para inovação. O setor acredita que a medida é uma oportunidade concreta de ampliar os investimentos em inovação para aumentar o acesso da população brasileira a medicamentos de qualidade.
Para o presidente-executivo do Grupo FarmaBrasil, Reginaldo Arcuri, os aportes vão auxiliar na meta da indústria farmacêutica de investir R$ 20 bilhões até 2027. “A decisão do BNDESPar de realocar recursos, desinvestindo em empresas já consolidadas para focar em negócios voltados à inovação, é extremamente bem-vinda. A indústria farmacêutica é a que mais investe em inovação entre todos os setores industriais. O setor vê nessa medida um impulso importante para atingir os objetivos da Missão 2 da Nova Indústria Brasil, que prevê que o país produza, até 2033, 70% das suas necessidades em medicamentos”, afirmou.
Atualmente, as empresas associadas ao Grupo FarmaBrasil, que englobam 12 das principais nacionais, acessaram R$ 3,5 bilhões em financiamentos do BNDES. As empresas farmacêuticas brasileiras produzem cerca de 50% de tudo que é consumido no país. No caso dos medicamentos adquiridos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), essa participação já chega a 75%.